no results

Hotel le Littré, um hotel da estação de trem Montparnasse localizado em um bairro histórico de Paris

  • 13/01/2023
  • Sobre o hotel

O hotel le Littré, localizado a poucos metros da estação de trem Montparnasse, é o ponto de partida para suas escapadelas parisienses. Entre os distritos de Montparnasse e Saint-Germain-des-Prés, é o lugar ideal para passar uma noite confortável e desfrutar de um delicioso café da manhã antes de partir para descobrir a capital ou iniciar seu seminário.

Descubra a área da Gare Montparnasse, sede do Hotel Littré, um bairro tipicamente parisiense cheio de histórias e anedotas, onde a passagem de intelectuais marcou profundamente a história da literatura e da cidade.

 

Um pouco de história sobre o distrito de Montparnasse ou o “Mont Parnasse”

De fato, os jovens artistas parisienses da área da estação de trem de Paris Montparnasse se reuniam aos pés de uma colina para recitar seus poemas nos anos 1920 são na verdade a origem do nome Montparnasse. O nome refere-se a uma montanha grega com mais de 2000 metros de altura, com vista para a cidade de Delfos, um símbolo da mitologia grega. A cidade era um lugar de culto para o deus Apolo e as nove musas nos tempos antigos. A noção de altura é, portanto, a palavra-chave do distrito com a famosa Torre Montparnasse.

 

Um hotel entre a estação Montparnasse e Saint Germain des Prés: um lugar de reuniões cosmopolitas 

Na década de 1920, o distrito da estação Montparnasse tornou-se o “centro do mundo”. Entre bares, casas de lataria e livrarias tradicionais, os intelectuais se misturam. Os bistrôs tornaram-se um lugar de intercâmbio, debate e desacordo que poderia terminar ao anoitecer. Os artistas tornaram-se parte integrante da decoração do distrito de Montparnasse, e suas obras tornaram-se sua moeda de troca. Victor Libion, gerente da La Rotonde, uma das mais populares cervejarias do distrito, deixou os artistas dormirem nas bancadas e lhes deu pão em troca de seu trabalho.

Poetas, romancistas, pintores e políticos deram ao distrito da estação Montparnasse a reputação de um lugar de efervescência artística. Apollinaire escreveu: “Em Montparnasse, ao contrário, agora se encontram os verdadeiros artistas vestidos no estilo americano”. Hoje, turistas de todo o mundo vêm para ver os restos do Montparnasse artístico. E Le Littré, um hotel a apenas um passo da Gare Montparnasse, recebe-os com grande prazer. Estamos particularmente satisfeitos em receber a cada ano muitos brasileiros que apreciam nosso hotel central onde seu idioma é falado pelo pessoal.

 

Nosso hotel estação Montparnasse, um hotel no centro da cultura 

Perto da estação de trem Montparnasse, o hotel Littré Paris está cercado de cinemas, teatros e bistrôs para descobrir o encanto das noites parisienses. A oferta cultural ao redor da estação Montparnasse é rica graças a seus museus, monumentos e lugares para caminhar: Paris Montparnasse – Topo da Cidade, o cemitério Montparnasse, o museu Bourdelle, as Catacumbas ou a Fundação Cartier para a Arte Contemporânea.

Hoje, os bistrôs próximos ao hotel da estação Montparnasse – La Rotonde, Le Select, La Coupole e La Closerie des Lilas – são vestígios do tumulto artístico dos anos 20 e da cultura e gastronomia tradicional francesa.

“Qualquer que seja o café em Montparnasse que você pedir a um motorista do banco certo para levá-lo, ele o levará para La Rotonde”, escreveu Ernest Hemingway no The Sun Rises em 1926. Quanto à Closerie des Lilas brasserie, foi frequentada por Hemingway, Miller e Fitzgerald, que tiveram o manuscrito de Gatsby the Magnificent lido

 

O cinema no coração do distrito ao redor de nosso hotel da estação Montparnasse 

O coração do distrito tornou-se uma fonte de inspiração para escritores, romancistas, poetas, pintores e também diretores de cinema. Montparnasse 19, também conhecido como Les Amants de Montparnasse: um filme produzido pela Franco London Film conta a história da vida nos arredores da estação Montparnasse em 1919-1920, no rescaldo da guerra, através da vida tumultuada do Modigliani. Amor e paixão pela pintura, álcool, seu encontro com sua namorada Jeanne são todos retratados em um Montparnasse artístico que revela o talento do famoso italiano. Rebelde e de espírito de protesto, ele se recusa a trocar sua arte por dinheiro. Isto levará inexoravelmente ao seu trágico fim. Hoje é um dos filmes de culto que enumera os artistas do século 20 como parnassianos.

 

Uma pequena viagem pela faixa de memória: a construção da estação Montparnasse

Construída em estilo art deco pelo arquiteto e designer francês Henri Pacon, a estação Montparnasse se tornou a 4ª maior estação da França, recebendo mais de 53 milhões de passageiros. É o ponto de chegada de muitos homens e mulheres de negócios que vêm participar ou organizar as feiras e exposições na Porte de Versailles. As linhas principais estão no terminal da estação Montparnasse, a cinco minutos do hotel.

A estação de trem Montparnasse é o centro dos destinos turísticos franceses e internacionais e é um monumento ao progresso técnico e artístico. A estação foi notavelmente apresentada na Exposição Universal, um evento histórico que visa mostrar as maiores inovações do país que recebe visitantes de todo o mundo.

A construção da estação Montparnasse tem evoluído ao longo dos séculos. Nos anos 1800, duas linhas foram construídas, uma das quais servia o terminal: Gare Saint Lazare, a estação que inspirou Monet em particular por suas pinturas impressionistas. A segunda linha servia a antiga barrière du Maine, chamada Versailles Rive Gauche. Posteriormente, passou por dificuldades técnicas e financeiras, forçando sua reconstrução entre a barrière du Maine e o Boulevard Montparnasse.

Em 1902, a Gare des Invalides foi construída com o objetivo de descarregar a Gare Montparnasse, tendo a própria estação como terminal. Esta estação proporcionou tráfego de longa distância até 1935. Milhares de viajantes passam pela estação. Além disso, o tráfego dos subúrbios explodiu, então novas pistas foram abertas para acomodar o máximo número de pessoas possível e para ter um fluxo máximo de passageiros em melhores condições.

Descrubo o bairro de Montparnasse