no results

Noite de degustação de vinhos no Hotel Le Littré

  • 22/12/2021
  • Uncategorized

Todos nós sabemos que a França é a terra do vinho. E por isso que o hotel Le Littré oferece noites de degustação de vinho, para aprender a saborear e escolher entre as diferentes variedades de uvas. Quer você esteja visitando Paris ou vivendo na região, é sempre bom descobrir os vinhos e sua história.

Aprenda a degustar o vinho

A enologia é uma disciplina que tem cada vez mais seguidores. Você não precisa saber nada sobre vinho para apreciar uma variedade de vinhos. O encontro para uma degustação de vinhos é também uma atividade festiva e de convívio, a ser compartilhada com a família ou amigos. Aproveite esta oportunidade para descobrir vinhos pouco conhecidos, redescobrir clássicos ou saborear garrafas excepcionais.

Cada vez, um enólogo virá e compartilhará seus conhecimentos, com base em uma região ou em uma variedade de uvas. Vinhos borgonheses, bordeaux grands crus, vinhos do Loire… Você sabe que tipo de vinho você prefere?

As noites de vinho são organizadas de acordo com diferentes temas:

  • em torno de uma região vinícola, por exemplo Borgonha, através de várias denominações (Chablis, Côte-de-Nuit, Côte-de-Beaune, Mâcon…) ;
  • em torno de uma variedade de uvas, como Chardonnay ou Pinot;
  • em torno de um domínio, a fim de descobrir a gama completa de um ou vários produtores;
  • em torno do mesmo vinho, através das safras, uma degustação de vinhos que permite voltar no tempo!

 

Vinhas em Paris?

Por mais surpreendente que pareça, há vinhas em Paris. O mais antigo e mais famoso está em Montmartre, mas também há um não muito longe de Montparnasse, a um passo do Hotel Le Littré. No 15º arrondissement, no Parc Georges Brassens, há mais de 700 videiras de Pinot Noir, Perlette e Pinot Meunier. Estas videiras testemunham o passado vitícola da capital desde a Idade Média. Todos os anos, desde 2011, mais de 250 garrafas deste “Clos des Morillons”, mantido pelos serviços municipais da cidade de Paris, são vendidas em leilão, em benefício das associações locais.

Um pouco mais longe, em Bercy, o jardim Yitzhak Rabin também abriga mais de 600 m² de Sauvignon e Chardonnay desde 1996. Há também vinhedos em Buttes-Chaumont e Belleville.

Tanto os cursos de vinho quanto as degustações de vinho, as noites de convívio no Hotel Le Littré são uma oportunidade de descobrir este mundo rico em sabores e história e seu novo bar o Verandabar.